A importância dos exames ginecológicos anuais

A importância dos exames ginecológicos anuais

Para muitas mulheres, o pensamento de comparecer a um exame ginecológico anual pode trazer sentimentos de vergonha ou ansiedade que, infelizmente, podem levar a evasão.

Boa parte delas optam por não visitar o ginecologista por possivelmente estarem preocupadas com a possibilidade de que algo esteja errado. Na realidade, os exames ginecológicos anuais são importantes e imprescindíveis para todas.

Os benefícios dos exames ginecológicos superam o medo que muitas mulheres experimentam. Discutiremos por que esses exames são necessários, o que esperar durante, e o porquê ele é essencial e se deve fazê-lo anualmente.

Sobre os exames anuais

Os exames ginecológicos anuais são frequentemente referidos como “exames para mulheres” ou “check-up”. São esses exames que auxiliam na detecção de problemas  ainda no início, evitando assim, situações mais graves no futuro. As associações de Obstetrícia e Ginecologia recomendam que as visitas sejam feitas anualmente.

Quando fazer exames ginecológicos anuais?

  • Normalmente, o primeiro exame anual deve ocorrer entre 13 e 15 anos de idade. Os exames pélvicos geralmente não são necessários durante essas primeiras visitas.
  • Por volta dos 19 anos, muitos exames anuais incluirão exames pélvicos e também verificarão problemas mamários e abdominais.
  • O exame de Papanicolau começa aos 21 anos.

Algumas mulheres podem achar que só devem fazer um exame anual para fazer um exame de Papanicolau, o que não é inteiramente verdade. Embora muitas mulheres recebam um exame de Papanicolau em intervalos de três ou cinco anos, os exames ginecológicos verificam se há mais outros exames a se fazer e oferecem um tempo apropriado para você discutir quaisquer mudanças, experiências ou preocupações sobre sua saúde ginecológica.

Esses exames também oferecem um excelente momento para verificar doenças evitáveis, como o câncer do colo do útero. O risco de câncer do colo do útero aumenta com a idade, e à medida em que as mulheres envelhecem, elas geralmente estão mais suscetíveis ao risco de outros tipos de câncer, como o útero, o ovário e o câncer de mama que podem ser avaliados por um exame anual.

Expectativas do exame

Durante um exame anual, você terá um histórico médico abrangente para avaliar qualquer risco potencial de câncer familiar e outros problemas de saúde hereditários. Você também realizará um exame físico que verifica estatísticas vitais como pressão arterial, altura e peso.

Dependendo da idade do paciente, haverá um exame pélvico e um exame de mama, além de avaliação de sintomas, exames e aconselhamento. Além disso, se um paciente é sexualmente ativo, um profissional pode fazer o teste de doenças sexualmente transmissíveis comuns, como clamídia, gonorréia e HIV.

O aconselhamento é parte integrante de um exame anual. É crucial ser o mais honesto possível com seu médico, para que ele possa ajudar com quaisquer problemas que surjam. Ao conversar com o ginecologista, eles podem abordar outros tópicos, como:

  • Nutrição
  • Atividade física
  • Práticas sexuais
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Ciclo menstrual
  • Gravidez
  • Contraceptivos
  • Hormônios
  • Sintomas urinários
  • Sintomas pélvicos
  • Sintomas da menopausa
  • Rastreios (colesterol, diabetes, tireóide, colonoscopia, mamografias, etc.)
  • Saúde mental
  • Vacinação
  • Uso do tabaco
  • Uso de Álcool
  • Uso de drogas
  • Outros problemas de saúde

5 razões pelas quais os exames anuais são importantes

 

Sem um exame anual, as pacientes correm o risco de desenvolver problemas de saúde ginecológica e pélvicos que poderiam ter sido prevenidos ou interrompidos desde o início, para que não se transformem em um problema mais significativo. Aqui estão cinco razões pelas quais é importante fazer seu check-up anual:

  1. Troca fácil de assistência: formar esse vínculo com um profissional de saúde significa que, quando você estiver pronto para mudar do atendimento preventivo para o pré-natal e o planejamento familiar, você já terá esse relacionamento desenvolvido e saberá que está em boas mãos.
  2. Inovação do produto: participar do exame anual significa que você ficará sabendo das novas inovações ginecológicas. Com a evolução da tecnologia em ritmo acelerado, você poderá aprender sobre novos testes de diagnóstico, medidas preventivas e contraceptivos, como o controle permanente de natalidade, que deixa mais opções para você escolher quando se trata de seu corpo e sua saúde.
  3.  Atualize sua saúde: os exames anuais permitem que os pacientes recuperem as vacinas perdidas durante a infância ou realizem exames adicionais para verificar várias condições de saúde. Além disso, são uma boa maneira de você saber o que está acontecendo com sua saúde ginecológica.
  4.  Impedir problemas futuros: ouvimos histórias o tempo todo sobre exames preventivos que salvam a vida de alguém, e pode ser apenas a sua. Os exames anuais verificam sintomas como sangramento incomum ou corrimento vaginal, que podem ser sinais de alguma doença. Com uma infinidade de exames preventivos, você será capaz de cuidar da sua saúde, evitando o aparecimento de uma doença mais grave.
  5.  Promover relações paciente-médico: os exames anuais ajudam a promover relacionamentos médico-paciente, onde as mulheres podem discutir desenvolvimento reprodutivo, ciclos menstruais, maneiras de prevenir a gravidez, o pré-natal e o planejamento familiar. É importante que as pacientes se sintam à vontade para discutir qualquer coisa.

Cuidar da saúde é essencial, por isso, você deve consultar o seu médico, ligue para o número de telefone ou acesse o site do seu ginecologista e agende uma consulta.