Dicas para um Café da Manhã Saudável

Muita gente não sabe e alguns que sabem não dão importância mas, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Afinal, é a refeição que proporciona energia para o corpo humano, pois é onde termina o jejum em que nosso organismo se encontra depois que você foi dormir até a hora de acordar. Ou seja a noite de sono é o maior período que passamos sem nos alimentar.

Foto: alimentos ricos em biotina
É muito importante tomar um café da manhã saudável que contenha todos os nutrientes e vitaminas  necessários para o bom funcionamento do organismo.

Algumas pessoas reclamam que ao acordar não sentem fome e se por acaso você é uma dessas saiba que o costume surge do hábito. Pois é necessário compreender que se seu corpo não se alimentar corretamente ao acordar você não terá energia suficiente para enfrentar o dia que virá pela frente. Sem contar que você poderá debilitar seu sistema imunológico, se sentirá fraco, mal humorado e ainda corre o risco de queimar massa magra ao invés de gordura.

Ao contrário do que muitos pensam não se alimentar ao acordar poderá fazer com que você realmente engorde ao invés de emagrecer. Pois quando não realizamos o desjejum o corpo não recebe a primeira dose de combustível, o que faz com que o gasto calórico caia e as gorduras serão eliminadas de forma mais dura. Isso ocorre porque o organismo entenderá que precisa economizar energia e isso dificulta a queima da gordura indesejada.

Então se você não tem vale muito a pena que você crie o hábito de tomar um café da manhã saudável para acelerar o seu metabolismo fazendo com que rapidamente você comece a queimar calorias.

Um bom café da manhã deve conter alimentos de diversos tipos alimentos para podermos ingerir todas as vitaminas e nutrientes necessários para garantir o pique do dia a dia e acabar com os quilinhos a mais.

Uma curiosidade que muitos desconhecem é que pesquisas comprovam que alimentos que contenham fibras ajudam em até 10% mais emagrecer do que pessoas que não comem o produto.

A explicação para esse “fenômeno” é bastante simples pois, ao ingerir fibras os alimentos demoram mais para serem digeridos e isso faz com que seu metabolismo se mantenha acelerado, o que ajudará na eliminação das gordurinhas.

Já falamos aqui em nosso  que além de um bom café da manhã saudável é necessário comer diversas vezes ao dia para equilibrar o organismo limitando a compulsão na hora do almoço e jantar que são refeições mais substanciosas.

Sucos naturais, frutas, torradas, cereais e pães integrais, iogurtes além de leite e queijo magro são coisas que não devem faltar no cardápio do seu café da manhã saudável.

Então opte sempre pelos alimentos que contenham gordura boa, proteínas e vitaminas pois são essas as substâncias que causarão maior benefício ao seu corpo e consequentemente a sua saúde.

Por isso programe-se, vença a pressa da manhã, deixe o máximo de coisas prontas no dia anterior e estimule-se a criar o hábito de todas as manhãs tomar um café da manhã saudável.

A Energia do Café Preto

Talvez o erro que todo mundo já tenha cometido ao menos uma vez na vida: ao não sentir fome no café da manhã, você já pensou em tomar aquele café preto para – desculpa o trocadilho – não passar em branco? Pois bem, em termos de alimentação, esse e um erro, e dos mais graves.

A primeira explicação do porquê de estar errado é simples: como uma refeição tão importante e que dá a energia para uma parte considerável do dia, o café da manhã tem de ser variado e com fontes variadas de sais minerais, nutrientes, fibras e carboidratos.

O café preto, por si só, não possui tudo isso de uma vez – aliás, nenhum alimento tem. Logo, tomar um “pingado” logo vai te deixar sem a base de nutrientes necessária.

O fato do café preto ser uma bebida rica em cafeína também dá uma dica dos efeitos que ele causa: ele dá energia,  como uma pilha, e aumenta os níveis de ansiedade. Como você não comeu ainda, sua ansiedade pela comida será descontada, com juros, na próxima refeição.

E vai te dar fome. O resultado disso é previsível: estudos comprovam que quem se alimenta apenas de café preto no desjejum tem 10% mais chance de ter aumento de peso. Essa chance é a mesma que está propensa aquela que não toma café da manhã. Ou seja, tomar café preto, puro e simplesmente, é como não comer.

O café pode passar de vilão a mocinho do seu dia – e do seu regime – com pequenas mudanças de hábito. E essa mudança passa por aumentar a variedade na primeira refeição do dia.

Caso a falta de tempo impeça você de parar 15 minutos e montar uma refeição variada com frutas, café e pães, uma alternativa é comer pequenas quantidades durante um dia. Levar uma fruta para o trabalho ou para a escola é uma ótima forma de escapar da falta de tempo.

Dicas de Nutricionista

O café da manhã exige um dos mais complicados arranjos entre as refeições diárias. Quem afirma isso é a nutricionista Ana Paula Coviñas, nutricionista e especialista em dietas. Há mais de 20 anos trabalhando na área, Ana dá algumas dicas de como montar a refeição perfeita para começar o dia.

Lembre-se que é a primeira refeição do dia: O ideal é que os alimentos sejam leves, comidos de maneira lenta, sem pressa, pois isso afeta o seu metabolismo pelo resto do dia. “O corpo está em um estado um pouco mais rápido do que o de sono, mas ainda não está em ritmo de corrida como ao meio dia”, explica a nutricionista.

Dê preferência aos alimentos naturais ou integrais: “As frutas são fontes naturais de vitaminas, e uma refeição baseada nelas é o cenário perfeito. Outra boa pedida são os alimentos integrais. Com a atual oferta de pães, biscoitos e cereais integrais, que são mais ricos em fibras e minerais, não é muita desculpa pra quem quer fazer uma refeição mais completa.”

 Beber líquidos é essencial: Alguns podem ser consumidos livremente. “A água oferece tantos benefícios na dose e horários certos que muitos clientes meus não acreditam”, brinca a nutricionista. Os sucos são melhor aproveitados se estão in natura, ou seja, feitos com a fruta.

O alerta da doutora fica por conta do café. “É ótimo para dar a sensação de vitalidade, a cafeína é a responsável por isso. Mas açúcar demais pode afetar suas refeições seguintes.”

Mas, para Ana, um conselho que vale por dez:

Perca tempo: Para ela, essa é a parte mais difícil da consultoria que ela presta. “Muita gente que vem aqui almoça em meia hora pra voltar pro trabalho, ou come enquanto dirige, e isso é quase que como um crime”, explica. “E isso faz com que seu metabolismo corra em ritmo diferente do normal, o que pode ser perigosíssimo, mesmo que você faça exercícios e procure não beber e fumar.

Por isso, faça refeições sentado, buscando ingerir cada alimento com calma, respirando corretamente. Isso proporciona um verdadeiro milagre na vida de quem segue. Inclusive emagrecer comendo o mesmo tanto que antes”.

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