Como escolher o pão certo para sua dieta

Como escolher o pão certo para sua dieta

Grãos são uma parte importante de uma dieta saudável. Eles são uma ótima fonte de carboidratos complexos e vitaminas e minerais essenciais. Mas você já se perguntou como escolher o pão certo para sua dieta?

Algumas empresas comercializam kit pães que são idéias para dietas, como exemplo, os pães integrais.

Confiram a seguir quais as dicas para escolher o pão certo para sua dieta:

Grão integral

Esses são os grãos mais saudáveis ​​porque não são refinados e não foram moídos fazendo com que perda a maior parte de seus nutrientes. Grãos integrais podem ser encontrados em alimentos individuais, como arroz integral, ou como ingredientes em produtos como pão integral.

Eles são uma boa fonte de fibras e outros nutrientes importantes, como selênio, potássio e magnésio. 

Diretrizes para comprar o pão certo

Embora os carboidratos tenham uma má reputação, o pão pode absolutamente fazer parte de uma dieta saudável. A chave é aprender quais pães escolher, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

Com tantos produtos no mercado, é fácil para os consumidores ficarem confusos. A melhor maneira de encontrar pão saudável é olhar para o rótulo nutricional. Os ingredientes aparecem em ordem decrescente com base no volume. Isso significa que o primeiro ingrediente da lista é o mais prevalente em sua fabricação. Portanto, o primeiro ingrediente do pão integral deve ser integral.

Procure pães que contenham farinha de trigo integral. Isso significa que o pão não tem farinha branca refinada. A lista de ingredientes não deve incluir farinha de trigo, farinha branqueada enriquecida, farinha de trigo não branqueada, farinha de trigo de grãos múltiplos. Só porque o pão é marrom e tem a palavra integral na embalagem não significa necessariamente que é uma escolha saudável.

Não deixe o rótulo confundir você

Desconfie de alegações nutricionais enganosas. Não importa se o pão é de cinco grãos, sete grãos ou mesmo 12 grãos. O que importa é se algum desses grãos são integrais. Frases como “feitas com grãos integrais” ou “100% naturais” também podem ser confusas.

Listas longas de ingredientes com palavras desconhecidas são provavelmente deixadas na prateleira. 

Aditivos Desnecessários

Hoje em dia, o pão contém muitos outros ingredientes que não são necessariamente necessários e não torna o pão mais saudável. De fato, alguns desses extras podem tornar o pão insalubre.

Atente para gorduras adicionadas como óleos vegetais hidrogenados, gordura trans e gordura vegetal. Estes ingredientes podem aumentar os níveis de colesterol e aumentar o risco de doença cardíaca.

Evite xarope de milho rico em frutose, mel e outros adoçantes. Esses ingredientes adicionam açúcar e calorias extras. Sua melhor aposta é pão com ingredientes naturais e saudáveis.

Os fundamentos saudáveis

Escolha o pão com pelo menos 3 gramas de fibra e 225 mg de sódio ou menos por fatia. Certifique-se de que a farinha de trigo integral é listada como o primeiro ingrediente.

Os grãos integrais são naturalmente pobres em gordura e livres de colesterol, contêm 10 a 15% de proteína e oferecem muitas fibras saudáveis, amidos resistentes, minerais, vitaminas, antioxidantes e fitoquímicos. 

Uma dieta rica em grãos integrais pode prevenir a obesidade e reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes e alguns tipos de câncer. Esteja preparado e aprenda a escolher pães saudáveis ​​integrais.