Veja também

 

 

Portal do Coração -








Portal do Coração -

Estudo americano enfatiza a importância da redução do sal na dieta

Existe uma relação direta entre a ingestão de sal na dieta, hipertensão arterial e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Reduzir a ingestão de sal na dieta é um grande desafio, pois estima-se que 70% do sal consumido seja oriundo de comidas industrializadas, e não da adição do sal durante o consumo ou  preparo dos alimentos.

Uma redução de até 3 gramas de sal ao dia (1200mg de sódio por dia) pode diminuir o número de casos anuais de doenças cardiovasculares.Uma recente pesquisa publicada na conceituada revista New England Journal Medicine, estimou que esta redução acarreta:

- Uma diminuição anual de 60 mil a 120 mil novos casos de doenças coronarianas (formação de placas de gorduras nas artérias do coração); 

- Uma diminuição anual de 32 mil a 66 mil novos casos de derrame cerebral;

- Uma diminuição anual de 54 mil a 99 mil novos casos de ataque cardíaco;

- Uma diminuição anual de 44 mil a 92 mil novos casos de morte por qualquer origem.

A melhoria na saúde cardiovascular seria semelhante a uma grande redução no consumo de cigarro, na obesidade e dos níveis de colesterol.Retirar da dieta 3 gramas de sal ao dia pode levar a uma economia de até 24 bilhões de dólares nos custos anuais com cuidados de saúde. Mesmo uma redução modesta de 1 grama por dia, adquirida gradualmente entre 2010 e 2019,  seria mais efetiva que o uso de remédios para reduzir a pressão arterial em hipertensos.

Fonte: New England Journal Medicine.


Orkut Twitter Wordpress