Quais alimentos dar na introdução alimentar?

Quais alimentos dar na introdução alimentar?

 

quais alimentos dar na introdução alimentarO período de transição marcado pela apresentação de novos alimentos para o bebê é chamado de introdução alimentar. Esta fase tão importante para o desenvolvimento do bebê deve ser composta por alimentos naturais e com grande valor nutricional.

 

Uma das dúvidas mais comuns sobre introdução alimentar é quanto aos tipos de alimentos que devem ser oferecidos para o bebê. Se você também tem essa dúvida, veja todas as dicas de quais alimentos dar na introdução alimentar.

 

Quais alimentos oferecer na introdução alimentar?

alimentos introducao alimentar

A introdução de novos alimentos ocorre por diferentes fases do bebê, assim como desenvolvimento e mudança do paladar. Essas características fazem com que a oferta de alimentos ocorra de forma diferente entre as fases alimentar. Veja a seguir um resumo sobre as fases e os alimentos recomendados!

 

Antes dos 6 meses de vida

 

Não é recomendado oferecer alimentos ao bebê, além do leite materno ou fórmula infantil. Do 0 ao 6 meses o bebê deve ser alimentado através da amamentação exclusiva, de preferência com leite materno. Esse é o alimento mais completo e adequado para o sistema digestivo dos bebês.

 

A partir dos 6 meses de vida

 

Esse é o momento em que o bebê está preparado para conhecer novos alimentos, pois seu sistema digestivo já está adaptado para digerir determinados alimentos. Nesta fase é recomendado oferecer alimentos naturais, in natura ou minimamente processados.

 

O início da introdução alimentar até a total adaptação para a alimentação (período que vai dos 6 aos 12 meses de vida) é recomendado preparar papinhas e refeições exclusivas para o bebê. Isso porque nessa fase o bebê não deve consumir muito temperados, processados, frituras, açúcares e industrializados.

 

Após 1 ano de idade

 

Teoricamente, a partir dos 12 meses de vida o bebê já pode sentar-se à mesa para almoçar em família. Isso significa que ele poderá comer os mesmos alimentos que os pais e os irmãos, desde que a refeição da família seja saudável e equilibrada.

 

Em termos de texturas e sabores, a partir do 1º ano de vida do bebê já tem condições de fazer refeições em família, sem precisar de um preparo prévio de papinhas e refeições especiais.

 

 

Alimentos que podem ser dados na introdução alimentar

 

Agora que você já sabe sobre as diferentes fases do bebê e como a alimentação muda de acordo com essas fases, é hora de descobrir quais alimentos devem fazer parte da introdução alimentar.

 

  • Legumes: todos os tipos de legumes, como abobrinha, cenoura, entre outros;
  • Leguminosas: todos os tipos de leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, entre outras;
  • Tubérculos: todos os tipos de tubérculos, como batata, mandioca, inhame, entre outros;
  • Verduras: todos os tipos de verduras, principalmente as de folha verde escura;
  • Frutas: todos os tipos de frutas, desde que não seja suco.

 

Alimentos que devem ser evitados na introdução alimentar

 

Não é difícil imaginar quais alimentos devem ser evitados na introdução alimentar (ou pela vida toda), pois a maioria das recomendações que passaremos a seguir vale também para o nosso dia a dia.

 

  • Industrializados: alimentos industrializados são ricos em sódio, conservantes, corantes artificiais e inúmeros agentes químicos que causam problemas de saúde.
  • Processados: os alimentos processados são aqueles que sofrem muita mudança química e física, como frituras ou triturados em liquidificador.
  • Temperado fortes: sal, açúcar, pimenta e outros condimentos devem ser evitados na introdução alimentar. Mas é permitido usar cheiro verde, alho, cebola e outros temperos naturais com moderação.
  • Frituras: tudo que é frito possui grande mudança química e física, por isso, se torna um alimento processado. Frituras são ricas em gordura ruim e possuem poucos nutrientes saudáveis.
  • Açucarados: alimentos ricos em açúcar devem ser evitados até os 2 anos de idade, porém, sabe-se que o açúcar deve ser evitado até mesmo pelos adultos. Sucos, balas, biscoitos industrializados, entre outros itens deste tipo, devem ser evitados.

 

Quer saber mais sobre introdução alimentar? Acesse o guia mais completo sobre como começar a introdução alimentar. Lá você encontrará o passo a passo e várias dicas sobre essa fase.