Quais os efeitos do álcool sobre o nosso corpo?

Quais os efeitos do álcool sobre o nosso corpo?

O consumo de bebidas alcoólicas é uma prática comum na sociedade atual. Seus efeitos, embora os consumidores já estejam familiarizados, são frequentemente ignorados porque têm vida curta no corpo, no entanto, a longo prazo o consumo pode afetar a saúde de forma bastante prejudicial, levando até mesmo a dependência química e doenças crônicas, as quais podem causar óbito.

Confira aqui neste artigo, quais os efeitos do álcool sobre o nosso corpo.

Como o álcool afeta o organismo

Perda de consciência e sensação de euforia

O álcool atua em nosso corpo de maneiras diferentes. Inibe progressivamente as funções do cérebro, afetando a capacidade de autocontrole até nos levar a perder a consciência do corpo e da razão.

É importante saber que, ao consumir bebidas alcoólicas, o corpo passa por diferentes fases de intoxicação alcoólica.  Na primeira fase, experimenta-se um estado de euforia e excitação, em que o corpo se torna desinibido e incita as pessoas a fazerem coisas que estão fora dos limites que seriam razoavelmente impostos em seu cotidiano.

Sensações de desconforto

Em segundo lugar, surge a fase hipnótica ou de confusão, onde o corpo se comporta de maneira irritada, sonolento ou com dor de cabeça, nesse momento também podem aparecer náuseas e vômitos.

Controle corporal perdido

Quando o consumo de álcool não é moderado, a consciência diminui, a linguagem torna-se incompreensível, o controle corporal é perdido e os comportamentos derivados do consumo de bebidas alcoólicas podem resultar em acidentes para o bêbado.

Abstinência

Mas normalmente as pessoas que não passam pelas fases mais graves, conseguem chegar à primeira ou segunda fase, depois disso o corpo entra no período de abstinência, e apresenta os sintomas que comumente conhecemos como ressaca, essas são algumas das manifestações que ocorrem comumente:

  • Dores de cabeça
  • Tontura constante
  • Aborrecimento por luz
  • Enfraquecimento físico
  • Tremendo nas mãos

Demora para recuperação e suas consequências

Embora, na maioria das vezes, demore um ou dois dias para nos recuperarmos totalmente, isso é apenas temporário, ou seja, os efeitos são de curto prazo. Por outro lado, os efeitos de médio e longo prazo serão aqueles que realmente afetam o corpo e aumentam o risco de doenças tão graves como o câncer de fígado.

Se a pessoa continuar a beber apesar de todos esses sintomas, ela pode atingir a fase anestésica ou de coma. Nos piores casos, até o envenenamento por álcool que pode levar à morte, através da produção de paradas cardiorrespiratórias.

Situações graves devido ao consumo de álcool, que podem levar a óbito

Estas são algumas das coisas que acontecem dentro de nós quando bebemos bebidas alcoólicas:

O coração passa a bombear menos sangue e com menos força afetando os músculos do corpo, gerando mais trabalho para tonificar e condicionar o corpo durante os exercícios.

O sistema imunológico deve se esforçar demais para se livrar de substâncias tóxicas, afetando a produção de glóbulos vermelhos e brancos, afetando seu equilíbrio.

O consumo de álcool também afeta os órgãos digestivos, a azia é gerada devido ao aumento dos ácidos gástricos que podem levar a doenças graves como perfurações na parede do estômago, úlceras, gastrite, câncer de esôfago, estômago e até inflamação no pâncreas que leva à morte.

Por fim, o álcool também afeta a vida pessoal e social, pode diminuir a libido e a atividade sexual, é um dos agentes causadores da infertilidade e impotência masculina, podendo levar a problemas de autoestima, depressão, dependência e várias repercussões na qualidade de vida.

Portanto, se estamos falando de saúde, recomendamos evitar ou moderar ao máximo o consumo de bebidas intoxicantes e levar um estilo de vida saudável, adotando alimentos ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas em sua dieta, prática de atividades físicas, beber bastante água e consultar um médico regularmente para verificar o seu estado de saúde.

Dicas de saúde – Buena Beleza