Cuidados necessários com alimentos crus servidos em buffet

Cuidados necessários com alimentos crus servidos em buffet

Em geral sempre devemos ter certos cuidados quando o assunto é alimentos, ainda mais quando se fala dos alimentos crus.

Há inúmeros fatores relacionados à segurança, higiene e manuseio dos alimentos que devem ser rigorosamente seguidos pelos estabelecimentos de buffet, para não provocar nenhum dano à saúde.

Neste artigo, vamos identificar fatores essenciais para manter os cuidados com os alimentos crus servidos no buffet. Acompanhe nossas dicas.

comida

Manuseio dos alimentos crus

Para que os alimentos crus permaneçam saudáveis e saborosos para ser ingeridos, é necessário ter cuidados extras no preparo, conservação, armazenamento e higiene, para que o consumo seja seguro e livre de contaminações.

Preparo: O cozimento é uma fonte poderosa para a eliminação dos micro-organismos contidos nos alimentos, portanto a responsabilidade dobra no quesito alimentos crus.

Os alimentos crus são ricos em nutrientes, vitamina, fibras e minerais, é uma alimentação saudável, balanceada e recomendada, mas é fundamental certificar-se da origem e manuseio dos alimentos, se estão em boas condições para o consumo, para não ocasionar nenhum mal à saúde.

O ideal para evitar contaminações cruzadas dos alimentos é não misturar os cozidos e os crus, mantenha em lugares separados.

Conservação e Armazenamento: A conservação é essencial para manter os alimentos crus livres de contaminação e deterioração, por isso é importante o armazenamento correto nos freezers e refrigeradores.

Para armazenar os alimentos de forma apropriada, devem ser separados em embalagens limpas e fechadas, e ao serem retirados do freezer e refrigeradores para uso mantenha em refrigeração até ocorrer o descongelamento natural para o manuseio.

Higiene – Para preservar a higiene dos estabelecimentos de buffet e dos alimentos, são necessários alguns cuidados diários com a limpeza, para conservar tudo longe de micro-organismos, e garantir que os alimentos estejam seguros para o consumo.

A higiene do local, equipamentos, talheres, pratos, copos, entre outros, precisam estar intactos para uso, prevenindo de qualquer risco que venha a provocar contaminações, certifique-se de que o ambiente está apropriado e limpo para o manuseio adequado dos alimentos crus.

A higiene pessoal e dos funcionários devem ser rigorosamente controladas, para se resguardar de qualquer eventualidade. Muita atenção com unhas para que sempre estejam curtas, cabelos sempre presos e com touca, objetos e utensílios devem ser guardados em lugares próprios longe da cozinha.

O manuseio dos alimentos sempre de forma atenciosa e repetitiva no dia a dia, para uma boa qualidade e segurança. Procure sempre lavar os alimentos em água tratada e limpa para retirar toda a sujeira, esfregue com esponjas.

É importante capacitar e treinar os funcionários periodicamente, para que estejam cientes de todos os prós e contras na produção e preparação dos alimentos para o buffet.

Verificar e certificar que todos os equipamentos estão regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dentro do prazo de validade para uso, assim evitando qualquer transtorno desnecessário, mantendo sempre a integridade, qualidade do estabelecimento de buffet e alimentos.