A alimentação é a base para todo o organismo, pois é através dela que o nosso corpo produz energia para atividades diárias, produção de hormônios e diversas funções importantes. Sabemos que não é novidade que a comida nos proporciona prazer e sensação de bem estar. Conheça os 4 alimentos estimulantes que promovem energia e felicidade!
Alimentos que fornecem energia e melhoram o humor
Muitas pessoas buscam por alternativas para aumentar o tamanho de suas emoções felizes e energia para enfrentar o dia a dia, mas existem 4 alimentos que além de prazerosos, fazem toda a diferença. Confira:
- Chocolate
Sem dúvida, o número 1 dos alimentos que são estimulantes naturais: ele já foi chamado de “droga natural do amor”, e com razão, pois ele possui 5 propriedades que o tornam um propulsor emocional infalível:
Ao conter açúcar e manteiga de cacau, torna nosso corpo mais receptivo ao triptofano e produz mais serotonina, conhecido como o “hormônio da felicidade”, acalma o sistema nervoso e promove um humor positivo e otimista.
Além disso, o cacau de que é feito contém cafeína em pequenas quantidades.
Outro componente estimulante do chocolate é a feniletilamina, um hormônio que nosso corpo produz em situações de se apaixonar. Esta substância aumenta o nível de açúcar e favorece estados de excitação, ou seja, ajuda a aumentar a libido.
A proteína do leite transporta exorfina (um analgésico natural) e teobromina, uma substância estimulante semelhante à cafeína.
- A banana
Tão eficaz quanto o chocolate, mas o diferencial é que pode ajudar no processo de emagrecimento, devido ao seu baixo teor de gordura, a qual pode ser consumida na dieta low carb.
É um combustível energético “expresso”, devido ao seu conteúdo em nutrientes, fibras, vitaminas, minerais e oligoelementos. Além disso, é facilmente digerido e ajuda a equilibrar os níveis de ácido em nosso corpo.
Ela contém triptofano, que nos ajuda a produzir serotonina, o hormônio “mais feliz” do corpo.
- O abacaxi
Menos conhecido que os dois anteriores, abacaxi é outro alimento que estimula nosso bem-estar físico e mental. Seu repertório de benefícios é muito interessante:
Como o restante dos alimentos mais estimulantes, contém compostos ativos que estimulam a produção de serotonina.
A combinação desses componentes ativos também melhora nosso poder de autocura. Também é relaxante e aumenta nossa motivação e capacidade de concentração.
Isso nos ajuda a descansar melhor, porque à noite o cérebro converte o triptofano em melatonina, o “hormônio do sono”.
- A pimenta
Quanto mais picante a pimenta for é melhor. A sensação de queimação na língua que produz uma boa pimenta vermelha ou uma terrível pimenta habanero é coisa da capsaicina, uma substância que combate a depressão.
Ao consumir pimenta, o cérebro interpreta a queimação como dor e tenta remediá-la liberando um exército de endorfinas. E estes, imediatamente, nos causam uma sensação de bem-estar, além de ajudar no próximo de emagrecimento.
Com o consumo desses alimentos com frequência, você terá uma dieta mais equilibrada, além de melhorar sua saúde e humor.
Dicas – Buena Beleza