5 mitos e verdades sobre saúde bucal

5 mitos e verdades sobre saúde bucal

A era digital proporcionou uma série de mudanças no mundo todo. Uma delas é em relação a como as pessoas analisam as informações que são passadas para elas, essencialmente nas redes sociais. As fake news são um fenômeno recente e de grandes proporções, que gera desinformação acerca de diversos assuntos, incluindo os mitos sobre a saúde bucal.

Qualquer pessoa hoje em dia pode escrever sobre assuntos variados sem ter base comprovada, gerando essa desinformação. 

Mesmo que um conteúdo esteja passando uma informação incorreta, as pessoas acabam acreditando antes mesmo de pesquisar se aquilo que elas leram é realmente verdade, seja porque veio de alguém de confiança ou por conta da relutância em buscar novos materiais.

Com base nisso, é importante estar atento quando receber dicas populares a respeito de algum autotratamento que possa ser realizado para melhorar a saúde oral, visto que isso pode ser danoso e comprometer diversos tratamentos.

Assim, ao entender o plano odontologico empresarial como funciona e avaliar materiais junto aos profissionais da área, você também consegue conhecer mais sobre como esses mitos podem ser problemáticos para a saúde como um todo.

Apenas especialistas da área possuem o conhecimento necessário para indicar a melhor forma de tratar ou prevenir alguma doença ou problema estético, principalmente em regiões sensíveis como a cavidade oral.

Para isso, é necessário que consultas periódicas sejam realizadas com o profissional da área. 

Nesse contexto, possuir algum plano que cubra os tratamentos, como no convenio odontologico empresarial, por exemplo, pode ser um diferencial, visto as facilidades proporcionadas e a redução de custos para tratamentos e orientações mais frequentes.

Além de ir regularmente ao dentista, a internet possui diversos artigos que tratam dos malefícios da automedicação ou do autotratamento, mas é preciso buscar fontes confiáveis.

Portanto, é interessante que, antes de realizar por conta própria algum procedimento, realizar a busca/pesquisa na própria internet se não existem textos que apontem para as fake news a respeito da saúde bucal.

Tratamentos domésticos comprovadamente ineficazes

A seguir, serão listados e explicados alguns procedimentos que rondam o dito popular e que a odontologia já provou serem ineficientes, além de poderem acarretar em prejuízos inesperados.

1. Uso de bicarbonatos para clareamento

Uso de bicarbonatos de sódio como tratamento para clareamento encabeçam a lista de soluções práticas que podemos realizar no dia a dia. 

Entretanto, esse produto é altamente abrasivo e pode provocar o desgaste do esmalte, abrindo caminho para problemas mais sérios, como infecções ou cáries.

2. O siso deve ser obrigatoriamente retirado

Muitos acreditam também que o siso deve ser obrigatoriamente retirado, porém, isso só se faz necessário se eles estão comprometendo a estrutura ou causando incômodo e dor. 

Algumas vezes o siso não chega nem mesmo a romper a gengiva e não causam nenhum tipo de problema. Deste modo, o acompanhamento profissional se faz ainda mais necessário.

3. Mascar chiclete sem açucar é bom para cáries

Um outro mito muito famoso é aquele que diz que mascar chiclete sem açúcar é bom contra as cáries. 

As cáries têm origem em uma má higienização e consumo excessivo de açúcares, portanto, o chiclete sem açúcar não é o responsável pelo surgimento, entretanto não realiza ação contrária. 

Além disso, o hábito de mascar chiclete pode causar fadiga dos músculos e problemas na articulação têmporo-mandibular.

A origem desse mito deve-se ao fato de que a mastigação pode contribuir com o fluxo salivar, o que equilibra a mucosa oral e pode reduzir o nível de bactérias que ocasionam a cárie. Mas, sozinha e o chiclete em si não são responsáveis pelo combate à placa.

Deste modo, a higienização rotineira deve ser mantida de forma adequada e regular.

4. Enxaguantes substituem a escovação

Muitos substituem a escovação e o uso do fio dental apenas por enxaguantes bucais, o que é um erro. 

Embora seja um auxiliador, apenas isso não é capaz de evitar o surgimento de placas bacterianas, não conseguindo remover bactérias e resíduos em locais de mais difícil acesso ou impregnados.

5. Fio dental causa sangramento na gengiva

Sangramento na gengiva não está relacionado com o uso de fio dental como muitos imaginam. Pelo contrário, o fato de sangrar significa que a gengiva pode estar inflamada, sendo necessário o aumento da higienização. 

Em todos os casos, o correto a se fazer é buscar ajuda profissional, e muitos conseguem acesso aos tratamentos por meio de serviços como o beneficios plano odontologico empresas, que são opções do mercado que viabilizam o atendimento para mais pessoas.

As empresas de convênio oferecem planos específicos para cada necessidade, e as empresas costumam contratar de acordo com o número de funcionários que possuem, reduzindo os gastos e contemplando todos, como é o caso do odonto pme destinado a empresas de 03 a 29 pessoas.

Relação da saúde bucal com o corpo

Além de estar relacionada com um belo sorriso, a saúde bucal também tem impacto direto quando falamos do funcionamento do corpo como um todo.

Isso porque o acúmulo de microorganismos como bactérias nessa região podem ocasionar problemas futuros como:

  • Retração da gengiva;
  • Acúmulo de placa bacteriana;
  • Inflamação gengival;
  • Difusão de bactérias patógenas, através de feridas;
  • HPV,  que pode ser encontrada e transmitida pela mucosa bucal;
  • Parto prematuro.

Portanto, é importante que, nos dias atuais, além de entender como funciona plano odontologico empresarial e contar com um plano odonto empresa a fim de seguir um acompanhamento adequado, estejamos atentos às informações não verídicas que nos cercam, evitando que a ideia de solucionar um problema sozinhos e em casa traga outros maiores.

Deste modo, para um cuidado correto e boas informações, mantenha-se consultando fontes confiáveis, realize a higienização diária e visite o profissional de confiança regularmente.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.