Como manter seus pés saudáveis no verão

Como manter seus pés saudáveis no verão

No calor do verão, todo mundo usa sandálias que deixam expostos os dedos e o peito do pé. No verão, os pés que geralmente podem passar despercebidos sofrem indiferentemente com pé de atleta, chulé, calosidades e calosidades.

Seus pés suportam 80% do peso do corpo. O pé que equilibra o corpo é muito importante em termos de saúde, pois é um ponto de retorno onde o sangue do corpo desce do coração e volta novamente, por isso é chamado de segundo coração.

Portanto, é importante verificar a condição por meio de cuidados regulares com os pés e prestar atenção para prevenir doenças nos pés com antecedência. Então, descubra como manter seus pés saudáveis

O pé de atleta no verão é doloroso, mesmo para as mulheres

O número de mulheres que sofrem de pé de atleta está aumentando a tal ponto que há dados estatísticos que mais mulheres do que homens visitam o hospital por causa de pé de atleta. 

Em particular, desde a estação das monções, quando a umidade ou a temperatura aumentam e o suor é abundante, até o meio do verão é uma época em que o pé de atleta se desenvolve e se repete com frequência. Por que esses tipos de pé de atleta ocorrem?

O estrato córneo da pele contém uma proteína chamada queratina. Um tipo de fungo denominado Micose, agente causador do pé de atleta, tem a característica de crescer e propagar essa queratina como nutriente. Para prevenir o pé de atleta, evite o calor e a umidade que o molde gosta. 

Além disso, as meias e os sapatos como sapatenis masculino devem ser bem ventilados, e é bom limpar os pés ao voltar para casa depois de sair. Principalmente as pessoas que suam muito nos pés devem evitar meias de fibra sintética como o náilon e usar meias de algodão.

Se você está preocupado com a piora do chulé

A principal causa do chulé no verão é o suor nas solas dos pés. As solas dos pés têm glândulas sudoríparas 5 a 10 vezes maiores do que nas costas ou no peito e suam cerca de 1 xícara por dia.

Para prevenir o chulé no verão, é importante remover a umidade, a causa do chulé. Após lavar os pés, certifique-se de remover completamente a umidade entre os dedos, e se mergulhar os pés na água do chá verde, ele tem ação esterilizante e adstringente, excelente para remover o chulé.

Além disso, se você misturar uma ou duas gotas de vinagre com água morna ou moer o gengibre em um ralador e colocá-lo entre os dedos dos pés por cerca de 30 minutos, ajudará a eliminar o chulé. 

Se você colocar sola de sapato à base de carvão em sandálias ou botas usadas durante a estação das chuvas, a ventilação e as funções antibacterianas do carvão permitem a circulação de ar em seus pés, de modo que o suor é rapidamente absorvido e seco.

Cuidar de células mortas e calosidades

As mulheres que costumam usar sandálias no verão desenvolverão calosidades e células mortas da pele nos calcanhares. Isso porque, ao usar sandálias descalças, ocorre atrito direto na planta dos pés, e se você ficar muito tempo em uma sala com ar condicionado, seus pés podem facilmente secar e causar células mortas da pele.

Para controlar as células mortas da pele, use um esfoliante após molhar os pés em água morna. Além disso, mergulhar os pés em água morna com casca de limão ou laranja ajudará a esfoliar as células mortas da pele.

Por outro lado, os calos são uma espécie de calo que ocorre quando você usa sandálias justas ou sapatos de salto alto por muito tempo. Refere-se ao fato de que a pele é continuamente submetida a estimulação mecânica, e uma pequena gama de células mortas da pele proliferam e ficam embutidas na pele em forma de cone.

Calos precisam ser tratados repetidamente, como a aplicação de uma pomada que dissolve as células mortas da pele. Porém, se o for profundo, não tente retirá-lo à força e é melhor ir ao hospital mais próximo.