Cuidando dos pés: dicas para cuidar da saúde dos pés

Cuidando dos pés: dicas para cuidar da saúde dos pés

Infelizmente, prestamos pouca atenção, mesmo que eles façam um trabalho maravilhoso todos os dias – nossos pés nos carregam por quase toda a vida e geralmente são colocados em sapatos desconfortáveis. Meios simples são suficientes para deixar seus pés saudáveis ​​e bonitos.

Dê ao seu pé o melhor presente: sem sapatos!

Isso significa que você deve tentar andar descalço o maior tempo possível. O motivo: esta é a posição natural do seu pé, não é restringida pelos sapatos. Músculos, ligamentos e tendões são fortalecidos e treinados naturalmente.

Por exemplo, você pode adquirir o hábito de andar descalço pela sua casa, o que é um verdadeiro deleite para os pés. Com o tempo, você se acostuma a andar descalço. Além do efeito de treinamento, seus pés são maravilhosamente massageados e estimulados. 

Certifique-se de que o ambiente esteja livre de cacos de vidro, pedras e outras coisas que possam atrapalhar seu caminhar. Você pode começar a correr descalço e ir aumentando gradualmente o tempo, caso contrário, seus pés ficarão muito sobrecarregados e doloridos.

Coloque o calçado certo

O segundo critério também é muito importante para os pés: o calçado certo e acima de tudo adequado. Certifique-se de que os calçados, como sapatilhas femininas, se encaixam exatamente e confortavelmente. 

Se estiver muito apertado ou muito largo, você sentirá rapidamente as consequências: o aumento de calos ou bolhas é um sinal de que seus pés estão sofrendo. 

Se os sapatos forem muito grandes, os pés literalmente escorregam muito. Se você sempre usa sapatos “errados”, corre o risco de distúrbios de crescimento em seus pés. Invista um pouco mais em vez de comprar pares baratos. 

Se possível, use couro como material, pois é o mais flexível e se adapta perfeitamente ao pé. Além disso, a sola do sapato não deve ser nem muito dura nem muito mole. Na dúvida, pergunte no local onde está comprando. 

Se você gosta de salto alto, certifique-se de que o salto não exceda cinco centímetros ou mude para sapatos baixos com mais frequência, por exemplo, à noite ou no escritório. Sapatos muito altos contribuem para o encurtamento dos músculos do pé e suportam uma tensão incorreta.

Massagens nos pés relaxam corpo e alma

Uma massagem nos pés faz maravilhas, especialmente depois de um dia difícil. Você pode massagear seus pés ou mandar massageá-los – você também pode fazer uma sessão de reflexologia podal, o que é muito bom para os pés. 

Caso contrário, você pode cuidar deles com um relaxante escalda-pés .Você pode comprar produtos em farmácias que ajudam seus pés a amolecerem e depois ir suavemente tirando o excesso com uma lixa.

Em seguida, passe um creme hidratante para os pés e massageie-os um após o outro com uma leve pressão e de forma que seja confortável para você. Apenas alguns minutos por dia ajudarão visivelmente seus pés e também promoverão o relaxamento mental.

Pequenos exercícios fortalecem os músculos do pé

Sapatos apertados e pouco exercício geralmente significam que os músculos dos pés não são usados ​​adequadamente. Fortaleça os músculos fazendo pequenos exercícios por dia por alguns minutos: você pode tentar pegar uma pequena toalha do chão com os dedos. 

Segure o pano por alguns segundos, aos poucos você pode ir aumentando o tempo. Tente andar apenas nos calcanhares ou na planta dos pés – isso também fortalece os músculos e promove o equilíbrio. Também eficaz: subir uma escada descalço. Panturrilhas e tornozelos também são fortalecidos.

Como você pode ver, mesmo pequenas mudanças na vida cotidiana e na forma como você trata seus pés podem contribuir significativamente para melhorá-los e fortalecê-los.