Como o excesso de peso pode prejudicar a minha visão

Como o excesso de peso pode prejudicar a minha visão

Os problemas de visão podem surgir através do excesso de peso. No entanto, esse não é um tema muito discutido quando o assunto obesidade entra na roda, pois essa doença afeta diversas regiões do organismo, inclusive a saúde mental. 

Mas, não se preocupe, o foco deste conteúdo é explicar detalhadamente os malefícios que a obesidade pode causar nos olhos. Então, para saber mais, leia atentamente as próximas informações.

Como a obesidade prejudica a saúde dos olhos?

Tendo o aumento dos radicais livres como umas das causas para a cegueira, a obesidade possui relação com as doenças oculares. Normalmente, esse assunto não é muito citado, mas é um dentre vários malefícios causados pela doença. Sendo assim, a problemática precisa ser encarada com mais atenção e conscientização.

Dessa forma, situações que afetam as regenerações das células proporcionadas pelo baixo combate dos radicais livres, impactam diretamente em moléculas de retina sensíveis à luz. Sendo assim, os riscos da degeneração macular seca se tornam maiores, podendo causar, de maneira periódica, a perda de visão.   

Também, a hipertensão é uma das doenças que podem afetar pessoas obesas e, se não tratada com cuidado, podem surgir problemas no fundo do olho.

Além disso, a diabete tem capacidade de alterar os vasos sanguíneos da retina, causando, por conseguinte,  a retinopatia diabética. Mas afinal, o que é a retinopatia diabética? 

Retinopatia diabética

Esta doença afeta os vasos da retina, eles são responsáveis pela formação de imagens enviadas para o cérebro. A diabete pode causar bastante lesões no olho, sendo um dos órgãos mais prejudicados pela doença.

O surgimento da retinopatia diabética é em decorrência do tempo em que a pessoa não está com a diabete controlada, podendo gerar a hiperglicemia. Por sua vez, a hiperglicemia é capaz de fazer alterações no organismo, levando a disfunção dos vasos sanguíneos da retina.

A retinopatia, quando não tratada cedo, gera uma cegueira irreversível. Normalmente, a cegueira afeta os dois olhos. Contudo, essa doença pode ser prevenida a partir do controle dos níveis de açúcar no sangue.

Portanto, se você apresenta sintomas de obesidade e problemas oculares, o recomendado é que procure ajuda do médico. Assim, você será orientado e poderá potencializar os processos de cuidados com a doença.

É possível reverter esse quadro? 

Como mencionado anteriormente, no outro tópico, não é possível reverter a cegueira em seu último estágio. No entanto, com tratamentos regulares, feitos precocemente, ou seja, quando a pessoa começa a sentir pequenos sintomas de obesidade e problemas de visão, se torna possível a melhora da qualidade de vida. 

Dito isso, o melhor remédio para o tratamento de doenças oculares a partir da obesidade é a prevenção. Então, não espere os quadros se tornarem mais graves para ir ao médico.

Inclusive, a ida ao oftalmologista, regularmente, pode ser muito benéfica não só para identificar problemas relacionados à visão, mas, também, identificar doenças como diabetes e hipertensão através do exame do fundo de olho.

No entanto, a obesidade não afeta apenas uma área. Portanto, se torna fundamental a ida aos psicólogos para um melhor tratamento em relação à saúde mental. Além disso, ir para o nutricionista e estabelecer refeições para melhorar a saúde é essencial.

Então, a partir dos novos hábitos que serão aplicados após a consulta e o tratamento ideal à obesidade, a melhoria do bem-estar e da vida pessoal estará garantida. 

Alimentos que contribuem para a saúde ocular

Após absorver as informações anteriores, conheça alguns alimentos que contribuem para a saúde ocular do ser humano. 

Peixe

Vitaminas A,B, D e E fazem muito bem para a visão, o peixe carrega esses nutrientes em sua composição. Além disso, o ômega 3 e os minerais contidos na carne do animal vão contribuir para a melhoria da circulação sanguínea.

Ovos

Além de serem ótimos alimentos para auxiliar no ganho de massa muscular, os ovos possuem nutrientes que auxiliam na diminuição dos riscos de degeneração macular.

Folhas e verduras 

Estes alimentos ajudam na percepção do brilho, isso facilita a visão à distância. Essas melhorias são possíveis graças à presença de luteína e zeaxantina na composição de folhas. Então, comidas como Couve, Salsa e Espinafre são ótimas para a saúde ocular.

Frutas vermelhas e roxas

As frutas vermelhas e roxas são ricas em vitamina C, o que proporciona um melhor combate aos radicais livres. Lembre-se, que com a falta de combate aos radicais, a cegueira poderá surgir ao decorrer do tempo.

Por isso frutas como o morango auxiliam bastante no combate a redução da visão.

Como saber se meu problema de visão é causado pela obesidade?

Se você está com problemas de peso e, também, de visão. A obesidade pode ser uma das causas da doença ocular. Inclusive, se você tiver problemas como diabetes ou hipertensão as chances de surgirem reduções no potencial do olho são aumentadas.

Portanto, procure um oftalmologista. Com ele, é possível fazer exames que vão verificar se você possui doenças relacionadas à visão e, além disso, verificar se há problemas como hipertensão ou diabetes. 

Caso você apresente pequenos sintomas, procure um oftalmo com urgência.